Como encontrar forças para superar a dor nos momentos mais difíceis

Nos momentos em que faltam forças e esperança, reafirme sua coragem com esta declaração escrita pela musicoterapeuta Juliana Bertoncel para ajudar a superar a dor nos dias mais complicados

superar a dor

por Juliana Bertoncel*

Conviver com a dor e com uma doença crônica é um caminho desafiador para a autoconsciência e para a confiança. Você é forçado a aceitar a dura realidade de suas limitações físicas e mentais e a acostumar-se ao silêncio solitário de uma sensação que, por ser única, só você consegue entender.

Reconhece essa situação?

À primeira vista, a sensação é a de que você está só e sem luz no fim do túnel. Devemos, porém, lembrar-nos de que nossa mente olha para onde colocamos energia e intenção.

Quando você está sentindo dor, você pode sonhar com algo bom (e pensar que logo em seguida estará melhor) ou você pode entregar-se e imaginar qual será o próximo pesadelo que você vai viver.

Essa escolha é sua!

Claro, não necessariamente o que você pensar vai acontecer, no entanto, pesquisas realizadas no campo da neurociência mostram que se permitir pensar em algo bom favorece a clareza cognitiva e a sensação de bem-estar. Isso ajuda a neutralizar as emoções negativas mais rapidamente, diminui o nível de estresse interno e facilita uma atitude mais confiante diante os desafios.

Por isso, nos momentos difíceis é sempre importante manter-se positivo(a). Como isso nem sempre é fácil, formulei a declaração abaixo. Nos dias mais complicados, leia-a em voz alta quantas vezes por dia for necessário, até que você se convença de que, sim, é possível – e pare de criar filmes de terror sobre o seu futuro.

Declaração para se conectar com a sabedoria amorosa da saúde

Eu, _____________________, reconheço todas as bênçãos que recebi do Universo na minha vida até hoje. Agradeço cada expressão de saúde, bem-estar e prazer presentes no meu dia a dia. Dentro de mim só há lugar para a felicidade, a confiança, o amor incondicional por quem eu sou, a fé, e a certeza inabalável de um futuro cheio de sonhos, diversão, e afeto genuíno.

Eu, _____________________, reconheço que o Universo me envia sinais, pessoas, profissionais, amigos e insights a todo instante para contribuir para a melhora do meu quadro. No meu mundo não há mais lugar para a dor, a tristeza, a mágoa, o pessimismo e a derrota. A sensação de estar em dívida comigo e com o mundo se dissolve facilmente. Agradeço por todos que cuidaram de mim quando eu ainda não podia me cuidar. Agradeço por todos que ficaram ao meu lado e me deram todo suporte e atenção solicitados pela minha doença. Gratidão aos meus familiares, aos meus amigos, aos meus colegas de trabalho, à força de todos meus antepassados e ancestrais, e por todas as experiências e tudo que me foi dado até hoje!

Eu, _____________________, reconheço o cuidado e a atuação Divina, aceito que tudo aconteceu da forma que era para ter acontecido, contribuindo para meu crescimento interno, emocional, físico, mental, espiritual e coletivo. Hoje sou mais do que era ontem. Hoje sei mais sobre mim mesma e, com esse conhecimento, contribuo ainda mais para o mundo, deixando minha marca, minha história. Eu abençoo a minha vida. Eu abençoo minha dor. Eu abençoo todas as lições e desafios. Eu abençoo todas as pessoas que estiveram presentes em todos os momentos de aprendizado que me transformaram na pessoa que eu sou hoje.

Agora, eu, ________________ , estou pronta para ser o maestro da minha própria vida. Aceito incondicionalmente meu passado, meu presente e meu futuro. Estou vivendo exatamente aquilo que deveria viver. Responsabilizo-me pela minha saúde, pelo meu bem-estar emocional, escolhendo viver em paz, sem criar resistência com quem sou hoje, com a forma que a vida se apresenta para mim agora. Eu me comprometo em ser feliz, fazendo tudo o que eu puder, onde eu estou, com o que eu tenho agora (com ou sem dor).

Eu, ________________ me conecto ao fluxo da sabedoria da cura. Reconheço que a saúde existe dentro de mim. Aceito que o prazer pulse e vibre dentro de mim. Porque eu mereço somente o melhor. Eu me autorizo a melhorar e sentir cada vez menos dor. Declaro que estou pronta para um futuro diferente, onde sou amada, valorizada, próspera financeira e emocionalmente, com uma vida social muito prazerosa, com amigos que me enchem a alma e profissionalmente muito realizada. Estou pronta e me permito receber toda a saúde, bem-estar, prazer e felicidade disponível abundantemente no Universo.

Eu, ________________, entrego, confio, aceito e agradeço. Tudo está bem em meu mundo. Eu Sou!

*
Juliana Bertoncel
(terapiaemusica@gmail.com) tem como missão de vida dar voz aos sonhos das pessoas com as quais se conecta. Ministra o único treinamento que ensina como usar a música para diminuir a dor. Clique aqui para acessar todos os textos publicados por Juliana no Ufa.

Deixe seu comentário!

Compartilhe conosco o que você achou desta matéria.

Deixe um comentário