Relembre: 10 matérias mais lidas do Ufa! Chega de Dor em 2016

Fibromialgia, nutrição, histórias de pacientes, conheça quais foram os assuntos favoritos no Ufa! na nossa lista de mais lidas de 2016

mais lidas 2016

É chegada a hora de fazer o balanço do ano e abrir a caixinha das estatísticas de visitação do site para descobrir quais foram as matérias mais lidas em 2016. Antes de contar quais foram elas, a gente já adianta que a presença de artigos sobre fibromialgia entre os mais lidos foi maciça, um sinal de que tem muita gente interessada pelo assunto por aí. Alimentação também foi um tema quente no cardápio dos nossos leitores e leitoras. Confira a lista completa abaixo:

10. 8 comportamentos para abandonar quando se tem dor crônica

A lista começa com os 1.482 visitantes que aprenderam quais são os fantasmas comuns entre quem tem dor crônica com o artigo “8 comportamentos para abandonar quando se tem dor crônica”, da musicoterapeuta Juliana Bertoncel.
Leia: 8 comportamentos para abandonar quando se tem dor crônica

9. Qual a relação entre alimentação e endometriose?

A entrevista com a nutricionista Simone Getz sobre as relações entre alimentação e endometriose ficou na nona posição, com 1.622 acessos. No bate-papo, Simone responde a dúvidas comuns sobre o tema e dá dicas de como melhorar a alimentação.
Leia: Qual a relação entre alimentação e endometriose?

8. O que me ajudou a controlar a dor? Desisti de vê-la como algo que vai acabar com minha vida

Sarah Cesário teve seus primeiros sintomas de fibromialgia aos 17 anos. Aos 25 anos, ela decidiu compartilhar sua experiência e contar como conseguiu encontrar um balanço entre a síndrome e sua vida pessoal. O texto foi lido por mais de 1.900 pessoas.
Leia: O que me ajudou a controlar a dor? Desisti de vê-la como algo que vai acabar com minha vida

7. “Eu escolhi ser feliz, apesar da dor” e “Fibromialgia causa bruxismo”

A sétima posição foi divida entre outro relato de uma paciente com fibromialgia e uma entrevista sobre as relações entre a fibro e o bruxismo. Em “Eu escolhi ser feliz apesar da dor”, a designer de jóias Dea Crivellari explica porque decidiu controlar a influência da dor sobre sua vida. Já em “Fibromialgia causa bruxismo?”, a dentista Sabrina Lima responde a algumas dúvidas comuns entre as pessoas que tem essa síndrome. Cada uma delas foi lida por 2.2 mil pessoas.
Leia: “Eu escolhi ser feliz, apesar da dor”
Leia:“Fibromialgia causa bruxismo”

6. 5 perguntas (e uma dica) para entender o que vai mudar nas perícias do INSS com a MP 739

No meio deste ano uma medida provisóra alterou as regras de acesso à previdência social . A advogada Ana Luiza Francisconi, especialista no tema, conversou com o Ufa! para explicar as alterações e seus impactos para quem têm dor drônica e precisa acessar o benefício. O post foi lido por 2.422 pessoas.
Leia: 5 perguntas (e uma dica) para entender o que vai mudar nas perícias do INSS com a MP 739

5. Um vídeo para explicar por que a dor crônica dói tanto

Explicar a dor crônica pode ser uma tarefa difícil, mas não para o pediatra e anestesista Elliot Krane. Com exemplos simples ele explica por que a dor crônica dói tanto – e o feito foi acessado por 4.580 pessoas.
Leia: Um vídeo para explicar por que a dor crônica dói tanto

4. Minha história: A fibromialgia e eu

Deise Moreto hoje sabe que tem fibromialgia, mas nem sempre foi assim. Ela contou para o Ufa! como é crescer com dores crônicas sem saber de onde elas vêm e seu relato emocionante atraiu a atenção de 7.026 internautas.
Leia: Minha história: A fibromialgia e eu

3. Alimentos anti-inflamatórios ajudam a controlar as dores da fibromialgia?

Em terceiro lugar, com 9.936 acessos, mais uma entrevista com a nutricionista Simone Getz. Dessa vez explicando a relação entre alimentação e fibromialgia
Leia: Alimentos anti-inflamatórios ajudam a controlar as dores da fibromialgia?

2. Combinar remédios permite melhor controle dos sintomas da fibromialgia, mostra estudo

Em agosto pesquisadores canandenses publicaram um estudo mostrando que a combinação entre duloxetina e pregabalina é mais efetiva para controlar os sintomas da fibromialgia do que o uso individual desses medicamentos. O trabalho científico teve 10.447 acessos.
Leia: Combinar remédios permite melhor controle dos sintomas da fibromialgia, mostra estudo

1. 25 coisas que pessoas sem fibromialgia devem saber sobre pessoas com fibromialgia

E, em primeiro lugar, com mais de 40 mil acessos, ficou o texto da americana Puja Rios sobre todas as coisas que os(as) pacientes de dor crônica sempre quiseram que seus amigos e amigas soubessem, mas nunca souberam como tocar no assunto.
Leia: 25 coisas que pessoas sem fibromialgia devem saber sobre pessoas com fibromialgia

Deixe seu comentário!

Compartilhe conosco o que você achou desta matéria.

Deixe um comentário